SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2O inteligente e o "estudado": alfabetização, escolarização e competência entre adultos de baixa rendaA pré-escola no projeto de constituição (Cabral II) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

PILETTI, Nelson. Evolução do currículo do curso secundário no Brasil. Rev. Fac. Educ. [online]. 1987, vol.13, n.2, pp.27-72. ISSN 0102-2555.

O artigo estuda o desenvolvimento histórico do currículo do curso secundário no Brasil, até o período de vigência da Lei de Diretrizes e Bases de 1961. Entre outras são observadas as seguintes tendências: 1ª) crescimento da participação relativa da área de ciências e matemática; 2ª) redução da carga horária destinada às humanidades, em particular ao estudo de línguas como latim, grego, alemão, espanhol e italiano, paulatinamente excluídas do currículo; 3ª) evolução formal de objetivos meramente propedêuticos para finalidades também formativas; 4ª) movimento em prol de um curso seriado, regular e articulado com os outros graus de ensino; 5ª) flexibilização curricular, com a ampliação, mesmo que reduzida, da área de competência de cada sistema de ensino na organização do curso secundário; 6ª) busca de equivalência formal entre o curso secundário e o ensino técnico-profissional, só alcançada com a lei nº 4.024/61.

Palabras clave : Currículo; Curso Secundário; Brasil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )