SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Sistemas sociais como defesas contra a ansiedade depressiva e a ansiedade persecutória: contribuição ao estudo psicanalítico dos processos sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

SCHOLTZ, Gunter. Origem e papel das ciências do espírito.Traduzido porMaria Nazaré de Camargo Pacheco e Amaral. Rev. Fac. Educ. [online]. 1988, vol.14, n.2, pp.315-322. ISSN 0102-2555.

Fala-se ainda e quase por toda parte de uma crise das ciências do espírito. É possível perguntar, com certeza, se enquanto isso as ciências da natureza não se encontram em uma crise muito maior, colocando as ciências do espírito somente em uma crise financeira (via de regra, recebe de preferência financiamento o conhecimento que tem serventia para o domínio técnico da natureza). Seja como for, as ciências do espírito desempenham como de costume um papel defensivo. Por isso há atualmente na República Federal da Alemanha nova e viva discussão sobre a essência, a origem e a tarefa dessas ciências.

        · texto em Português     · Português ( pdf )