SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A educação na nova constituição: mudar para permanecerO pensamento animista em crianças e adolescentes em idade escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

WITTER, Geraldina Porto. Ensino de Metodologia da Ciência: demonstração da maior validade da avaliação independente em relação à feita por consenso. Rev. Fac. Educ. [online]. 1989, vol.15, n.1, pp.28-34. ISSN 0102-2555.

Em várias situações o pesquisador usa juízes ou avaliadores distintos para medir algum objeto ou aspecto de um estímulo. No ensino de metodologia da ciência esta questão deve ser considerada. O objetivo do presente estudo foi tentar uma demonstração simples para ensinar este assunto de modo a: (1) verificar comparativamente a validade de dois procedimentos de avaliação com juízes (independente e consensual); (2) comparar o comportamento de estudantes de psicologia e de biblioteconomia, e (3) correlacionar avaliações de dois objetos. Os resultados mostraram que a avaliação independente é mais precisa, que não houve diferença entre os grupos de sujeitos e que as correlações foram significantes.

Palavras-chave : Procedimento De Ensino; Metodologia Da Ciência; Avaliação Independente; Avaliação Por Consenso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )