SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2O prazer possível: literatura, leitura e escolaO ensino de história e a escola de 1º grau índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

CARVALHO, José Carlos de Paula. Pedagogia do imaginário e culturanálise de grupos: educação fática e ação cultural. Rev. Fac. Educ. [online]. 1989, vol.15, n.2, pp.133-151. ISSN 0102-2555.

Repensando o valor da "razão cultural" e a cultura como "noosfera" ou "imaginário", o texto evidencia o caráter estratégico de se trabalhar a dinâmica sócio-psico-organizacional dos grupos como instrumento da mudança institucional em profundidade. Os estudos sobre a fantasmanálise grupal e a mitanálise institucional, como dimensões que presentificam a estrutura profunda actancial do imaginário grupal, encaminham o enfoque da teoria dos grupos e da ação cultural neles centrada como proposta da "educação fática", visando-se ao "projeto praxiátrico".

Palabras clave : Razão Cultural; Esfera Noológica; Imaginário Social; Imaginário Grupal; Fantasmanálise; Mitanálise; Ação Cultural; Educação Fática; Projeto Praxiátrico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )