SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Produção didática e programas de ensino das escolas paulistas nas primeiras décadas do século XXAnálise de tarefas em materiais preparatórios e de alfabetização author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da Faculdade de Educação

Print version ISSN 0102-2555

Abstract

SOUZA, Marilene Proença R. de et al. A questão do rendimento escolar: subsídios para uma nova reflexão. Rev. Fac. Educ. [online]. 1989, vol.15, n.2, pp.188-201. ISSN 0102-2555.

Este artigo procura trazer algumas reflexões a respeito da questão do rendimento escolar, priorizando discutir afirmações que comumente circulam na escola pública sobre as causas das dificuldades de aprendizagem das crianças das classes populares. Por um lado, constatou-se que o mau desempenho escolar não pode, via regra, ser atribuído a características individuais e/ou familiares. Por outro lado, apontou a necessidade de se conhecer, mais de perto, como têm se desenvolvido as práticas e os processos dos diversos protagonistas (professores, pais, diretores, alunos, funcionários) envolvidos na produção escolar.

Keywords : Fracasso Escolar; Rendimento Escolar; Aprendizagem; Psicologia Escolar; Carência Cultural; Criança-Problema.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )