SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2A questão do rendimento escolar: subsídios para uma nova reflexãoEstudo exploratório sobre o destino ocupacional dos graduados em pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

GUZZO, Raquel Souza Lobo. Análise de tarefas em materiais preparatórios e de alfabetização. Rev. Fac. Educ. [online]. 1989, vol.15, n.2, pp.202-225. ISSN 0102-2555.

Os materiais didáticos destinados à fase de aquisição da leitura, vêm sendo publicados e colocados à disposição do professor sem que, para isso, sejam considerados seus aspectos de estruturação, organização em tarefas e seqüência de complexidade. O presente estudo teve como objetivo proceder à identificação de elementos instrucionais e de resposta em materiais impressos das séries iniciais ( catorze Cartilhas e onze Preparatórios), comparando-os segundo exigências de aprendizagem e avaliando a seqüência das tarefas nas dimensões da cognição e da memória. Utilizou-se de um procedimento de análise de tarefas. Verificou-se que, nos dois conjuntos de materiais, houve uma preponderância de estímulos visuais e respostas motoras, estando presentes os três níveis de exigência para cognição e memória. Em ambos os casos, os materiais privilegiaram os níveis mais elementares de desenvolvimento nessas categorias.

Palavras-chave : Alfabetização; Análise de Tarefas; Dificuldades de Aprendizado; Cartilhas e Preparatórios.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )