SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2A questão do rendimento escolar: subsídios para uma nova reflexãoEstudo exploratório sobre o destino ocupacional dos graduados em pedagogia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da Faculdade de Educação

Print version ISSN 0102-2555

Abstract

GUZZO, Raquel Souza Lobo. Análise de tarefas em materiais preparatórios e de alfabetização. Rev. Fac. Educ. [online]. 1989, vol.15, n.2, pp.202-225. ISSN 0102-2555.

Os materiais didáticos destinados à fase de aquisição da leitura, vêm sendo publicados e colocados à disposição do professor sem que, para isso, sejam considerados seus aspectos de estruturação, organização em tarefas e seqüência de complexidade. O presente estudo teve como objetivo proceder à identificação de elementos instrucionais e de resposta em materiais impressos das séries iniciais ( catorze Cartilhas e onze Preparatórios), comparando-os segundo exigências de aprendizagem e avaliando a seqüência das tarefas nas dimensões da cognição e da memória. Utilizou-se de um procedimento de análise de tarefas. Verificou-se que, nos dois conjuntos de materiais, houve uma preponderância de estímulos visuais e respostas motoras, estando presentes os três níveis de exigência para cognição e memória. Em ambos os casos, os materiais privilegiaram os níveis mais elementares de desenvolvimento nessas categorias.

Keywords : Alfabetização; Análise de Tarefas; Dificuldades de Aprendizado; Cartilhas e Preparatórios.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )