SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1-2Deodato de Moraes e W. S. Jonas Speyer: duas contribuições para o estudo da "psicanálise e educação" no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

MARQUES, Isabel M. M. de Azevedo. Dança e educação. Rev. Fac. Educ. [online]. 1990, vol.16, n.1-2, pp.05-22. ISSN 0102-2555.

A importância da dança como parte da formação do indivíduo vem sendo reconhecida nos últimos anos por profissionais das áreas de dança e de educação. Apesar disso, o sistema escolar brasileiro ainda apresenta uma profunda lacuna na área de educação artística, não proporcionando aos seus alunos a possibilidade de um desenvolvimento corporal, estético e social através da dança. Poder-se-ia dizer que a introdução definitiva da dança no sistema escolar brasileiro está primeiramente vinculada à superação de preconceitos e dualismos histórico-culturais, à definição e conceituação do que seja dança e de seu valor pedagógico e, principalmente, vinculada à formação de professores competentes e comprometidos com o desenvolvimento social e cultural do país.

Palabras clave : Dança; Educação; Dualismo; Magistério; Valores; Movimento; Expressão; Corpo; Vida.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )