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Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

MARQUES, Isabel M. M. de Azevedo. Dança e educação. Rev. Fac. Educ. [online]. 1990, vol.16, n.1-2, pp.05-22. ISSN 0102-2555.

A importância da dança como parte da formação do indivíduo vem sendo reconhecida nos últimos anos por profissionais das áreas de dança e de educação. Apesar disso, o sistema escolar brasileiro ainda apresenta uma profunda lacuna na área de educação artística, não proporcionando aos seus alunos a possibilidade de um desenvolvimento corporal, estético e social através da dança. Poder-se-ia dizer que a introdução definitiva da dança no sistema escolar brasileiro está primeiramente vinculada à superação de preconceitos e dualismos histórico-culturais, à definição e conceituação do que seja dança e de seu valor pedagógico e, principalmente, vinculada à formação de professores competentes e comprometidos com o desenvolvimento social e cultural do país.

Palavras-chave : Dança; Educação; Dualismo; Magistério; Valores; Movimento; Expressão; Corpo; Vida.

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