SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1-2Deodato de Moraes e W. S. Jonas Speyer: duas contribuições para o estudo da "psicanálise e educação" no BrasilEvolução histórica da orientação educacional no Estado de São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

PILETTI, Nelson. Laerte Ramos de Carvalho: a concepção de educação. Rev. Fac. Educ. [online]. 1990, vol.16, n.1-2, pp.38-61. ISSN 0102-2555.

Em artigo anterior, teci breves comentários sobre a formação e a produção filosófica e histórica de Laerte Ramos de Carvalho, que foi o primeiro diretor da Faculdade de Educação da USP. Neste, tendo como principal objeto de estudo os artigos que publicou na imprensa, procuro sistematizar suas idéias acerca da concepção de educação, reunidas em torno de três tópicos: 1º) a educação enquanto intimamente vinculada à democracia; 2º) a escola pública acessível a todos, como um dos principais deveres e uma das condições de existência  do estado democrático; 3º) a universidade como expressão mais elevada da cultura e da vida do país, em seu espírito integrador, em sua efetiva autonomia e em sua vinculação com a realidade circundante. A atuação de Laerte Ramos de Carvalho, enquanto administrador e educador - na Universidade de Brasília, no Conselho Estadual de Educação de São Paulo, na Faculdade de Educação da USP e no Centro Regional de Pesquisas Educacionais “Prof. Queiroz Filho” - será o tema do próximo e último artigo.

Palabras clave : Educador; Laerte Ramos de Carvalho; Educação; Democracia; Escola Pública; Universidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )