SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1-2Evolução histórica da orientação educacional no Estado de São PauloMunicipalizar: verbo transitivo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da Faculdade de Educação

Print version ISSN 0102-2555

Abstract

RUIZ, Adriano Rodrigues  and  CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O conceito de proporcionalidade. Rev. Fac. Educ. [online]. 1990, vol.16, n.1-2, pp.97-131. ISSN 0102-2555.

Neste trabalho testamos uma metodologia para o ensino de proporções, com ênfase na formação do conceito de proporcionalidade, levando em consideração o fato de que o raciocínio proporcional envolve uma estrutura de pensamento bastante complexa. Com essa preocupação, desenvolvemos as atividades de ensino, explorando situações manipulativas e utilizando conceitos que apresentam parentesco próximo com proporções. Isso possibilitou aos alunos compreender a inclusão dos dois pares de termos que constituem uma proporção nos conjuntos domínio e imagem da função linear, que é modelo de invariança das proporções.

Keywords : Ensino de Matemática; Formação de Conceito; Raciocínio Proporcional; Função Linear.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )