SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1-2Evolução histórica da orientação educacional no Estado de São PauloMunicipalizar: verbo transitivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

RUIZ, Adriano Rodrigues  y  CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O conceito de proporcionalidade. Rev. Fac. Educ. [online]. 1990, vol.16, n.1-2, pp.97-131. ISSN 0102-2555.

Neste trabalho testamos uma metodologia para o ensino de proporções, com ênfase na formação do conceito de proporcionalidade, levando em consideração o fato de que o raciocínio proporcional envolve uma estrutura de pensamento bastante complexa. Com essa preocupação, desenvolvemos as atividades de ensino, explorando situações manipulativas e utilizando conceitos que apresentam parentesco próximo com proporções. Isso possibilitou aos alunos compreender a inclusão dos dois pares de termos que constituem uma proporção nos conjuntos domínio e imagem da função linear, que é modelo de invariança das proporções.

Palabras clave : Ensino de Matemática; Formação de Conceito; Raciocínio Proporcional; Função Linear.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )