SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1-2Tolstoi e a anti-pedagogia (uma proposta de educação libertária)Extensão da jornada escolar: uma (velha) questão em debate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da Faculdade de Educação

Print version ISSN 0102-2555

Abstract

FAVARETTO, Celso F.. Pós-moderno em educação?. Rev. Fac. Educ. [online]. 1991, vol.17, n.1-2, pp.121-127. ISSN 0102-2555.

As reflexões sobre educação podem beneficiar-se do debate surgido com a postulação de uma condição pós-moderna para matizar a excessiva ênfase, constatável nos discursos e projetos modernos, nas totalizações pedagógicas. Propõe-se, aqui, uma via de pensar a educação através de operadores conceituais que emergem tanto da situação epistemológica, provocada pelo debate moderno x pós-moderno, como da valorização das práticas educacionais, incidindo na crítica do “entusiasmo pedagógico” moderno.

Keywords : Moderno; Pós-Moderno; Indeterminação; Heterogeneidade; Diferença Consensual; Perspectivismo; Mal-Estar; Anamnese; Projeto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )