SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1-2Tolstoi e a anti-pedagogia (uma proposta de educação libertária)Extensão da jornada escolar: uma (velha) questão em debate índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

FAVARETTO, Celso F.. Pós-moderno em educação?. Rev. Fac. Educ. [online]. 1991, vol.17, n.1-2, pp.121-127. ISSN 0102-2555.

As reflexões sobre educação podem beneficiar-se do debate surgido com a postulação de uma condição pós-moderna para matizar a excessiva ênfase, constatável nos discursos e projetos modernos, nas totalizações pedagógicas. Propõe-se, aqui, uma via de pensar a educação através de operadores conceituais que emergem tanto da situação epistemológica, provocada pelo debate moderno x pós-moderno, como da valorização das práticas educacionais, incidindo na crítica do “entusiasmo pedagógico” moderno.

Palabras clave : Moderno; Pós-Moderno; Indeterminação; Heterogeneidade; Diferença Consensual; Perspectivismo; Mal-Estar; Anamnese; Projeto.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )