SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1-2Tolstoi e a anti-pedagogia (uma proposta de educação libertária)Extensão da jornada escolar: uma (velha) questão em debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

FAVARETTO, Celso F.. Pós-moderno em educação?. Rev. Fac. Educ. [online]. 1991, vol.17, n.1-2, pp.121-127. ISSN 0102-2555.

As reflexões sobre educação podem beneficiar-se do debate surgido com a postulação de uma condição pós-moderna para matizar a excessiva ênfase, constatável nos discursos e projetos modernos, nas totalizações pedagógicas. Propõe-se, aqui, uma via de pensar a educação através de operadores conceituais que emergem tanto da situação epistemológica, provocada pelo debate moderno x pós-moderno, como da valorização das práticas educacionais, incidindo na crítica do “entusiasmo pedagógico” moderno.

Palavras-chave : Moderno; Pós-Moderno; Indeterminação; Heterogeneidade; Diferença Consensual; Perspectivismo; Mal-Estar; Anamnese; Projeto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )