SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1-2Integração no curso de licenciatura da FEUSP: registros de uma experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

MAFFESOLI, Michel  e  TEIXEIRA, Maria Cecília Sanchez. A ética pós-moderna. Rev. Fac. Educ. [online]. 1991, vol.17, n.1-2, pp.194-202. ISSN 0102-2555.

Essencialmente preocupada por sua perplexidade diante de um objeto inapreensível, irritada pelas reclassificações político-ideológicas de todo tipo, a maioria da “intelligentzia”- universitários, jornalistas e dirigentes - parece totalmente incapaz de compreender e, talvez mesmo, de ver a mudança qualitativa que está se operando nas nossas sociedades. No máximo, diante de um desencantamento político e sindical dos mais acentuados, ela reaviva “águas passadas” da filosofia política do século XIX, como a famosa “sociedade civil”, ectoplasma de contornos indefinidos, que tem a dupla vantagem, por um lado, de evitar um esforço de análise e, por outro, de mascarar a fenda que percorre o corpo social e que não pode mais ser interpretada em termos de classe.

        · texto em Português     · Português ( pdf )