SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1A gestão democrática da escola na visão do centro do professorado paulistaAs noções de concreto e abstrato: sua relação com as práticas de ensino author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da Faculdade de Educação

Print version ISSN 0102-2555

Abstract

CARVALHO, José Carlos de Paula. Mitanálise organizacional: arquetipologia social e imaginário grupal. Rev. Fac. Educ. [online]. 1992, vol.18, n.1, pp.53-91. ISSN 0102-2555.

O texto desenvolve a noção junguiana de arquétipo no sentido da constituição de uma arquetipologia social, tal como pressentida pela sociologia profunda e pela arquetipologia geral de Gilbert Durand. Vale-se, para tanto, de ampliações envolvendo, a modo de fundamentação, os trabalhos de Dumézil, Parsons-Bales, Bion, Anzieu e Kaes, em “convergência hermenêutica”.  Mas, ao mesmo tempo, se propõe como pistas para leitura do imaginário grupal e como mitanálise organizacional, centradas nas produções imaginárias de teor mítico como organizadoras das formas e estilos de socialidade prevalentes nos grupos. Apresenta, assim, caminhos para a educação fática e a ação cultural com a dinâmica sócio-pscio-organizacional dos grupos.

Keywords : Arquétipo; Mito; Sincronicidade; Insconsciente Coletivo; Arquetipologia; Mitodologia; Ideologia Tripartida Dos Indo-Europeus; Sociologia Das Ordens; Paradigma Das Funções Da Teoria Da Ação; Teoria Da Circulação Fantástica; Sócio-Análise Do Protomental; Culturanálise De Grupos; Imaginário Grupal; Mitanálise Organizacional; Convergência De Hermenêuticas; Educação Fático-Holonômica; Arquetipia Organizacional; Ação Cultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )