SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1A gestão democrática da escola na visão do centro do professorado paulistaAs noções de concreto e abstrato: sua relação com as práticas de ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

CARVALHO, José Carlos de Paula. Mitanálise organizacional: arquetipologia social e imaginário grupal. Rev. Fac. Educ. [online]. 1992, vol.18, n.1, pp.53-91. ISSN 0102-2555.

O texto desenvolve a noção junguiana de arquétipo no sentido da constituição de uma arquetipologia social, tal como pressentida pela sociologia profunda e pela arquetipologia geral de Gilbert Durand. Vale-se, para tanto, de ampliações envolvendo, a modo de fundamentação, os trabalhos de Dumézil, Parsons-Bales, Bion, Anzieu e Kaes, em “convergência hermenêutica”.  Mas, ao mesmo tempo, se propõe como pistas para leitura do imaginário grupal e como mitanálise organizacional, centradas nas produções imaginárias de teor mítico como organizadoras das formas e estilos de socialidade prevalentes nos grupos. Apresenta, assim, caminhos para a educação fática e a ação cultural com a dinâmica sócio-pscio-organizacional dos grupos.

Palavras-chave : Arquétipo; Mito; Sincronicidade; Insconsciente Coletivo; Arquetipologia; Mitodologia; Ideologia Tripartida Dos Indo-Europeus; Sociologia Das Ordens; Paradigma Das Funções Da Teoria Da Ação; Teoria Da Circulação Fantástica; Sócio-Análise Do Protomental; Culturanálise De Grupos; Imaginário Grupal; Mitanálise Organizacional; Convergência De Hermenêuticas; Educação Fático-Holonômica; Arquetipia Organizacional; Ação Cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )