SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Mitanálise organizacional: arquetipologia social e imaginário grupalQuando surgiu o ensino secundário? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

MEKSENAS, Paulo. As noções de concreto e abstrato: sua relação com as práticas de ensino. Rev. Fac. Educ. [online]. 1992, vol.18, n.1, pp.92-98. ISSN 0102-2555.

Os conceitos de concreto e abstrato são utilizados por muitos professores como noções ilustrativas de práticas muitas vezes não refletidas. Decorre daí uma espécie de “abuso” no emprego desses conceitos, implicando a criação de “simplismos” dos seus significados. Nesse sentido, uma concepção mecânica da relação entre os conceitos que o professor utiliza para explicar  a sua prática docente demonstra, muitas vezes, um posicionamento “etilista” frente aos alunos e frente ao conhecimento.

Palavras-chave : Conceito e abstrato; Produção do conhecimento; Práticas de ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )