SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Aspectos cognitivos do trabalho escolarA evolução do ensino da didática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

CASTRO, Amélia Domingues de. A memória do ensino de didática e prática de ensino no Brasil. Rev. Fac. Educ. [online]. 1992, vol.18, n.2, pp.233-240. ISSN 0102-2555.

A memória abrange tanto que se vivenciou, quanto aquilo que se leu ou ouviu. Entre as duas fontes podem acontecer discrepâncias, sobretudo quando se trata de comparar as práticas pedagógicas às orientações que constam, em legislação ou normas. Recorrendo a lembranças do vivido e do sabido procurarei evitar as traições da memória, já que esta, longe de reproduzir fielmente o passado, dedica-se, freqüentemente, a reconstruir de modo seletivo os acontecimentos.

        · texto em Português     · Português ( pdf )