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Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

BOVONE, Laura. Teorias da cotidianidade: busca de sentido ou negação de sentido?.Traduzido porMaria Cecília Sanchez Teixeira. Rev. Fac. Educ. [online]. 1992, vol.18, n.2, pp.264-282. ISSN 0102-2555.

Na sociologia contemporânea do cotidiano encontramos contribuições teóricas que nos permitem ampliar o conceito de sentido para além do paradigma weberiano da racionalidade com relação a fins e articulá-lo de um modo mais complexo, considerando não só elementos do tipo cognitivo, mas também elementos do tipo ético. Neste ensaio proponho-me, pois, a mostrar a oportunidade de apontar os vários matizes do sentido que pode emergir na vida cotidiana. Na sua heterogeneidade, tais  Matizes  contribuem para a especificação de um quadro bem articulado “daquilo que dá a compreessibilidade” (elemento cognitivo) e “significatividade do tipo moral prático” (elemento ético) à ação humana e com isso, em última análise, ao ator social.

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