SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Sobre a diferença entre a palavra divina e a humanaAlgumas noções sobre a fenomenologia para o pesquisador em Educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

SAYEG, Maria Elisa Marchini. Sobre a definição. Rev. Fac. Educ. [online]. 1993, vol.19, n.1, pp.55-70. ISSN 0102-2555.

O problema da definição lexicográfica é abordado e é comentada a influência que sobre o assunto exerceu uma concepção de análise do significado desenvolvida pelos filósofos de Port-Royal. O tema é discutido a partir das idéias de Wittgenstein, inicialmente no Tractatus Logico-Philosophicus, onde se sustenta uma forma de análise do significado, de modo que uma definição precisa e exaustiva é possível. Sua posição muda nas Investigações Filosóficas e o significado não é necessariamente precioso, mas é determinado pela “forma de vida”. As considerações feitas são usadas para examinar os experimentos de Luria sob nova luz. Discutem-se também as descobertas de E. Rosch sobre conceitos e o pensamento complexivo de Vygotsky.

Palabras clave : Definição; Análise do Significado; Teoria do Significado Enquanto Uso; Conceitos; Semântica Filosófica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )