SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1A natureza do trabalho pedagógicoA didática nos cursos de formação de professores: nota introdutória author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da Faculdade de Educação

Print version ISSN 0102-2555

Abstract

TACUSSEL, Patrick. Crítica e compreensão da vida cotidiana. Rev. Fac. Educ. [online]. 1993, vol.19, n.1, pp.111-120. ISSN 0102-2555.

A vida cotidiana tem sido objeto de um número considerável de pesquisas desde o início do século XX. Não é possível oferecer aqui uma recensão das obras, mesmo se exemplares, que têm explorado um campo por definição inesgotável. As distinções estabelecidas entre disciplinas científicas não são de molde a permitir uma ordenação desta diversidade de trabalhos. Mais do que as especializações universitárias, são as maneiras de se escrever a cotidianidade, de refletir a partir dela, que especificam a natureza dos trabalhos. Não há grandes obras do pensamento que não se tenham ocupado das questões cotidianas da existência e podemos considerá-las muito legitimamente, quanto à sua envergadura sociológica, na medida em que percorrem os comportamentos do ser social nos limites de seu destino coletivo.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )