SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1A natureza do trabalho pedagógicoA didática nos cursos de formação de professores: nota introdutória índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

TACUSSEL, Patrick. Crítica e compreensão da vida cotidiana. Rev. Fac. Educ. [online]. 1993, vol.19, n.1, pp.111-120. ISSN 0102-2555.

A vida cotidiana tem sido objeto de um número considerável de pesquisas desde o início do século XX. Não é possível oferecer aqui uma recensão das obras, mesmo se exemplares, que têm explorado um campo por definição inesgotável. As distinções estabelecidas entre disciplinas científicas não são de molde a permitir uma ordenação desta diversidade de trabalhos. Mais do que as especializações universitárias, são as maneiras de se escrever a cotidianidade, de refletir a partir dela, que especificam a natureza dos trabalhos. Não há grandes obras do pensamento que não se tenham ocupado das questões cotidianas da existência e podemos considerá-las muito legitimamente, quanto à sua envergadura sociológica, na medida em que percorrem os comportamentos do ser social nos limites de seu destino coletivo.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )