SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Sociedade, educação e história: representações de professores sobre qualidade de ensino: um estudo comparativoA História da Ciência, a psicogênese e a resolução de problemas na construção do conhecimento em sala de aula índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

BIZZO, Nelio Marco V.. A América e o homem darwiniano: por que o "Origin of species" passou a largo?. Rev. Fac. Educ. [online]. 1993, vol.19, n.2, pp.231-244. ISSN 0102-2555.

O ensino de ciências tem comparado os estudantes a pequenos cientistas em ação. Apesar das diferenças, existem alguns paralelos interessantes que dizem respeito à forma como as hipóteses se modificam na mente daquele que as pensa. O caso de Charles Darwin é muito ilustrativo neste aspecto. A descoberta de seus cadernos de anotações, escritos vinte anos antes do "Origin os Species", revelou um jovem cientista preocupado com a evolução de todas as espécies, a humana inclusive. Seu caderno “M”, por exemplo, traz anotações específicas sobre o Homem, que deveriam ser utilizadas adiante. Suas impressões a respeito dos indígenas sul-americanos, dos gaúchos das pradarias do Prata, etc. amalgamaram uma figura complexa do ser humano, suas possibilidades e limites. A questão humana, no entanto, não aparece explicitamente no "Origin of Species". Procuramos algumas razões que pudessem explicar essa lacuna a partir de uma releitura dos manuscritos originais de Charles Darwin, depositados na Biblioteca da Universidade de Cambridge e na British Library em Londres. Os resultados indicam que o Homem seria abordado especificamente no Capítulo VI ("Seleção Natural"), mas alguns acontecimentos inesperados acabaram por dissuadi-lo. O recebimento da carta de Alfred R. Wallace, a forma como o capítulo estava sendo escrito, seus acréscimos e deleções, o precário estado de saúde de Darwin e um acontecimento fatídico na sua família poderiam explicar a razão do Homem não ser uma das partes de "Origin of Species".

Palabras clave : Darwin, C. R.; Darwinismo; Ensino de Evolução.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )