SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2A América e o homem darwiniano: por que o "Origin of species" passou a largo?Leis Orgânicas e Educação em vinte municípios paulistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de et al. A História da Ciência, a psicogênese e a resolução de problemas na construção do conhecimento em sala de aula. Rev. Fac. Educ. [online]. 1993, vol.19, n.2, pp.245-256. ISSN 0102-2555.

O Grupo de Pesquisa em didática de Ciências e Matemática da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo é um grupo interdisciplinar, constituído por professores de primeiro, segundo e terceiro graus, que trabalham com o ensino de física, química, matemática, biologia e formação de professores. Inicialmente o grupo teve como proposta estudar como as crianças e adolescentes constroem os conceitos de ciências (psicogênese dos conceitos) tendo por hipótese que esse conhecimento seria uma variável importante  na construção do ensino desenvolvido na escola de primeiro e segundo graus ( Coll, 1985, 1990). Vários trabalhos foram feitos nessa linha de investigação. Procuramos conhecer a evolução dos conceitos de aceleração, quantidade de movimento, velocidade angular, transformação de matéria, centro de massa, campo de força, semelhança de figuras geométricas e o conceito de decomposição da matéria.

        · texto em Português     · Português ( pdf )