SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Cognição e afetividade na escola: síntese de três estudos, sobre epistemologia genética e psicanálise.Discurso de agradecimento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

MEDEIROS, Marilu Fontoura de  y  MARTINS, Ana Maria Petersen. O educador negado: reflexões e possibilidades de resgate do pensamento pedagógico de Anísio Teixeira. Rev. Fac. Educ. [online]. 1995, vol.21, n.2, pp.79-108. ISSN 0102-2555.

O presente artigo parte de um projeto de pesquisa em andamento representa, antes de tudo, nossa inconformidade com o tratamento que vem sendo dado a Anísio Teixeira na análise de seu pensamento pedagógico e à suas obras. Com o esboço subjacente de seu ideário, trazemos abordagens de outros autores sobre o traço ideológico do trabalho de Anísio Teixeira, destacando o maniqueísmo de algumas análises, principalmente quando estruturadas com o entendimento do ontem através dos eixos históricos dos quais dispomos hoje.

Palabras clave : Anísio Teixeira; História da Educação Brasileira; Educador Brasileiro; Filosofia da Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )