SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1La didáctica como espacio y área de conocimiento: fundamentación teórica e investigación didácticaPráticas de leitura em livros didáticos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da Faculdade de Educação

Print version ISSN 0102-2555

Abstract

FAVERO, Osmar. Situação atual e tendências de reestruturação dos programas de pós-graduação em educação. Rev. Fac. Educ. [online]. 1996, vol.22, n.1, pp.51-87. ISSN 0102-2555.

Após dar uma visão geral dos cursos de pós-graduação em educação, implantados no Brasil desde 1965, o artigo detém-se no processo de redefinição e reestruturação dos mestrados e doutorados, iniciando nos anos 80. Assumindo como princípios fundamentais e flexibilidade curricular, a interdisciplinaridade e a integração ensino-pesquisa, esses cursos superam a estrutura curricular baseada em áreas de concentração, fortemente centradas no ensino, e se organizam em núcleos temáticos, baseados em linhas de pesquisa. O texto destaca a importância da criação nos novos doutorados na área de educação, a necessidade de experimentação de novas formas do mestrado e da valorização dos cursos de especialização.

Keywords : Educação; Pós-Graduação; Política Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )