SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1La didáctica como espacio y área de conocimiento: fundamentación teórica e investigación didácticaPráticas de leitura em livros didáticos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

FAVERO, Osmar. Situação atual e tendências de reestruturação dos programas de pós-graduação em educação. Rev. Fac. Educ. [online]. 1996, vol.22, n.1, pp.51-87. ISSN 0102-2555.

Após dar uma visão geral dos cursos de pós-graduação em educação, implantados no Brasil desde 1965, o artigo detém-se no processo de redefinição e reestruturação dos mestrados e doutorados, iniciando nos anos 80. Assumindo como princípios fundamentais e flexibilidade curricular, a interdisciplinaridade e a integração ensino-pesquisa, esses cursos superam a estrutura curricular baseada em áreas de concentração, fortemente centradas no ensino, e se organizam em núcleos temáticos, baseados em linhas de pesquisa. O texto destaca a importância da criação nos novos doutorados na área de educação, a necessidade de experimentação de novas formas do mestrado e da valorização dos cursos de especialização.

Palabras clave : Educação; Pós-Graduação; Política Educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )