SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Trabalho docente e subjetividade: embate teórico e novas perspectivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

ALARCAO, Isabel. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. Rev. Fac. Educ. [online]. 1996, vol.22, n.2, pp.11-42. ISSN 0102-2555.

Nos anos oitenta, os artigos sobre formação de professores começaram a aparecer repletos de referência a um autor - Donald Schön - referências essas que, no virar da década, se intensificaram tanto que Schön chega a justificar hoje números temáticos de revistas de especialidade e constitui para muitos formadores de professores uma referência obrigatória. Qual a importância de Donald Schön? O presente artigo situa essa importância a partir de análise dos conceitos fundamentais desenvolvidos pelo autor nos livros The reflective practioner, Educating the reflective practioner e Theory and practice: increasing Professional effectiveness. Agrupando-os em três temas atuais para a formação de professores - o profissional necessário para os dias de hoje, a relação teoria e prática na formação, a reflexão e a educação para a reflexão - situa Donald Schön no movimento que valoriza a epistemologia da prática nos processos de desenvolvimento profissional do professor.

Palabras clave : Professor Reflexivo; Praticum; Epistemologia Da Prática; Desenvolvimento Profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )