SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Trabalho docente e subjetividade: embate teórico e novas perspectivasO início da formação do professor reflexivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Rev. Fac. Educ. [online]. 1996, vol.22, n.2, pp.72-89. ISSN 0102-2555.

O texto apresenta uma sistematização dos fundamentos teórico-metodológicos decorrentes do desenvolvimento da etapa inicial da pesquisa A Didática na Licenciatura - um estudo dos efeitos de um programa de curso na prática docente dos alunos egressos da Licenciatura da FEUSP. Insere-se no movimento de pesquisas que têm se voltado à análise das práticas docentes como caminho para repensar a formação inicial e contínua de professores. Em relação à formação inicial, os cursos de formação têm demonstrado que, ao desenvolverem um currículo formal com conteúdos e atividades de estágio distanciados da realidade das escolas, pouco tem contribuído para gestar uma nova identidade do profissional docente. No que se refere à formação contínua, a prática mais freqüente tem sido a de realizar cursos de suplência e/ou atualização dos conteúdos de ensino. Esses programas têm se mostrado pouco eficientes para alterar a prática docente, e, conseqüentemente, as situações de fracasso escolar, por não tomarem a prática docente e pedagógica escolar nos seus contextos. É nesse contexto que as pesquisas sobre a prática estão anunciando novos caminhos para a formação docente. Um deles refere-se discussão sobre a identidade profissional do professor, tendo como suporte teórico-metodológico a questão dos saberes que constituem a docência e o desenvolvimento dos processos de reflexão docente sobre a prática. É esse caminho que estamos percorrendo, na tentativa de re-significar os processos formativos a partir da reconsideração dos saberes necessários à docência, colocando a prática pedagógica e docente escolar como objeto de análise.

Palabras clave : Formação inicial e contínua; Professor reflexivo; Identidade; Saberes da docência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )