SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Formação de professores: saberes da docência e identidade do professorA questão da qualidade: exigência para a formação dos profissionais da educação sob a perspectiva da ANFOPE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

DARSIE, Marta Maria Pontin  y  CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O início da formação do professor reflexivo. Rev. Fac. Educ. [online]. 1996, vol.22, n.2, pp.90-108. ISSN 0102-2555.

Discutiremos a importância da reflexão como componente da formação inicial do professor. A reflexão do aluno-professor sobre sua própria aprendizagem do que e do como ensinar, e a reflexão sobre sua história de vida escolar são apresentadas como essenciais a sua formação. Pela reflexão distanciada sobre o que sabe e sobre o que e como aprendeu e está aprendendo, mostraremos que é possível levar o aluno-professor à reflexão sobre sua prática. O exercício de distanciamento favorece a reflexão e reelaboração de seu saber e saber fazer, como poderemos ver nos “episódios de reflexão” tirados de diários reflexivos de alunos-professores onde esta reflexão e reelaboração estão presentes.

Palabras clave : Formação de professores; Formação inicial; Professor reflexivo; Reflexão e formação de professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )