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Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

BRZEZINSKI, Iria. A questão da qualidade: exigência para a formação dos profissionais da educação sob a perspectiva da ANFOPE. Rev. Fac. Educ. [online]. 1996, vol.22, n.2, pp.109-130. ISSN 0102-2555.

Este estudo, que discorre sobre a Questão da Qualidade e as novas exigências para a formação dos profissionais da educação, é resultante de uma pesquisa realizada à luz dos princípios defendidos pela ANFOE e de uma outra pesquisa desenvolvida em 1994, sobre reformulações curriculares dos cursos de Pedagogia das universidades federais e estaduais paulistas. As conclusões permitiram evidenciar que os cursos de formação de professores, sobretudo, para a escola básica, deverão responder aos critérios da qualidade social da educação que se contrapõe à qualidade total propalada pelos professores da matriz neoliberal das políticas educacionais brasileiras e que, a escola básica e seus profissionais necessitam qualificar-se para, ao incorporarem as novas tecnologias, serem capazes de promover uma educação escolar que tenha como centralidade da ação pedagógica o sujeito-razão e o sujeito-subjetivação.

Palavras-chave : Formação de professores; Qualidade total no ensino; Formação do profissional da educação; Licenciatura; Pedagogia.

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