SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2O novo currículo de licenciatura da FEUSP: uma experiência em cursoFormação continuada de professores: parceria universidade e rede estadual de ensino índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

SILVA, Aida Maria Monteiro. A formação continuada do professor: a relação institucional entre Secretaria de Educação e universidade. Rev. Fac. Educ. [online]. 1996, vol.22, n.2, pp.178-188. ISSN 0102-2555.

A formação continuada do professor tem sido objeto de estudos e de proposições, principalmente, nas últimas décadas, devido a necessidade de fortalecer a formação inicial do docente. Isto se justifica, de um lado, por ser esta uma atividade inerente ao trabalho do profissional da educação - a atualização permanente -, e do outro lado, devido a problemática da baixa qualidade de ensino nos diferentes níveis. O texto examina as orientações básicas que deram suporte às políticas de capacitação dos educadores, enfatizando-se a dos Coordenadores Pedagógicos das Secretarias de Educação do Estado de Pernambuco - 1987/1991 - e do Município de São Paulo - 1995/1996, em um processo de parceria com as Universidades.

Palabras clave : Formação Continuada; Capacitação Do Professor; Políticas Públicas; Ações Educacionais; Gestão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )