SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Formação continuada de professores: parceria universidade e rede estadual de ensinoPrincípios norteadores para o projeto pedagógico da escola básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

GARCIA, Olgair Gomes. Relato de um projeto de formação do educador na escola pública. Rev. Fac. Educ. [online]. 1996, vol.22, n.2, pp.206-223. ISSN 0102-2555.

Relato de uma experiência de formação do educador, centrada na reflexão sobre a prática docente, desenvolvida em uma escola pública da rede estadual de ensino na cidade de São Paulo. Os participantes do projeto eram professores de 1º e 2º graus do período noturno e o trabalho foi realizado durante o HTP (Horário de Trabalho Pedagógico). A tarefa, nos encontros no HTP , foi a ressignificação da AULA com os próprios professores e, neste processo, o trabalho de formação do educador, aqui relatado, foi acontecendo, de forma a permitir que se destacassem e se aprofundassem as seguintes categorias: o educador-sujeito, a reflexão sobre a prática, a análise da prática, o individual e o coletivo na ação docente, o ciclo da ação docente, a dialeticidade entre a AULA e a FORMAÇÃO DO EDUCADPOR.

Palabras clave : Formação De Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )