SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Relato de um projeto de formação do educador na escola pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

MOURA, Manoel Oriosvaldo de; ANDRE, Marli E. D. A. de; OLIVEIRA, Marta Kohl de  y  PARO, Vitor Henrique. Princípios norteadores para o projeto pedagógico da escola básica. Rev. Fac. Educ. [online]. 1996, vol.22, n.2, pp.224-233. ISSN 0102-2555.

Extrapolando as questões específicas de determinada unidade escolar, o texto propõe princípios que se pretende condizentes com a própria idéia de uma escola pública básica coerente com os valores de uma sociedade moderna e democrática. Assim, objetivando abranger sinteticamente a enorme gama de questões e problemas atinentes ao assunto, os princípios se reportam à instituição escolar para tratar de temas que vão desde os seus fins, sua organização, funcionamento e gestão, passando pelas condições objetivas de trabalho, pela avaliação da escola e do rendimento discente e chegando ao fortalecimento da cidadania e à consideração das diferenças culturais e outros temas obrigatoriamente presentes na concepção de uma escola de qualidade.

Palabras clave : Escola Pública; Escola Básica; Escola de Aplicação; Fins da Educação; Projeto Pedagógico; Educação e Cidadania; Gestão Escolar; Qualidade do Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )