SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número01-02Lições de FreireNormalisation, academisation, universitarisation, partenariat: de la diversité des voies vers l'université índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

RUBIO, Eduardo Medina. Freire: consciência e libertação (a pedagogia perigosa). Rev. Fac. Educ. [online]. 1997, vol.23, n.01-02, pp.00-00. ISSN 0102-2555.

As idéias e os escritos de Paulo Freire são parte importante para mudança social. Dirigem-se àqueles que vêem o futuro do homem. As reflexões sobre a "Cultura do silêncio" contribuíram para desenvolver uma filosofia e um método para encontrar o sentido, a natureza, os propósitos e a identidade entre os oprimidos. A tarefa do educador deve ser a de problematizar para os educandos o conteúdo que os mediatiza e não entregá-lo como algo já feito, acabado. Paulo Freire foi criador e defensor de uma pedagogia crítica, considerada perigosa em 1964. A obra de Paulo Freire postula transformações culturais importantes em função da liberdade dos povos oprimidos.

Palavras-chave : Construtivismo Pedagógico; Cultura do Silêncio; Tarefa do Professor; Pedagogia Crítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português