SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue01-02Transição ao trabalho e posturas de investigação e intervenção sociaisLa evaluacion en la escuela: una ayuda para seguir aprendiendo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da Faculdade de Educação

Print version ISSN 0102-2555

Abstract

LIMA, Licínio C.. Para o estudo da evolução do ensino e da formação em administração educacional em Portugal. Rev. Fac. Educ. [online]. 1997, vol.23, n.01-02, pp.00-00. ISSN 0102-2555.

Estudos sobre a evolução do ensino de disciplinas, na formação de professores em Portugal, são recentes. O controle burocrático centralizado reteve as dimensões do controle político-administrativo. De certo modo, protegeu a esfera educativa das influências modernizantes, do capitalismo industrial e das lógicas mercantis e gerencialistas. Defendeu a educação do domínio político, da intervenção de movimentos sociais, das propagandas de ideais democráticos e da cidadania. A utilização da designação "Administração educacional" ilustra as dificuldades sentidas, ao longo dos últimos anos, em termos da construção acadêmica de uma área, seja pela falta de tradição, seja pelos antecedentes históricos.

Keywords : Sistema Escolar Português; Evolução do Ensino de Disciplinas; Formação de Professores; Administração Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese