SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número01-02Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensinoProfessor e professor de matemática: das informações que se tem acerca da formação que se espera índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

VILLANI, Alberto  y  PACCA, Jesuina Lopes de Almeida. Construtivismo, conhecimento científico e habilidade didática no ensino de ciências. Rev. Fac. Educ. [online]. 1997, vol.23, n.01-02, pp.00-00. ISSN 0102-2555.

Uma visão construtivista do ensino e aprendizagem nos meios didáticos recoloca o problema da formação do professor, ressaltando a importância do seu conhecimento científico e da natureza de sua competência profissional. O trabalho pretende discutir a interferência mútua entre conhecimento científico e habilidade didática na elaboração e execução de um planejamento pedagógico. As considerações baseiam-se em reflexões sobre diferentes situações de ensino, planejadas e conduzidas por nós, que incluem aperfeiçoamento de professores e formação de multiplicadores desse processo, entre outras. Assim, são relacionadas algumas ações concretas, organizadas para contemplar a competência científica e a habilidade didática do professor; ao mesmo tempo são apontadas conseqüências práticas para a formação regular de professores e para a formação continuada.

Palabras clave : Formação de Professores; Planejamento Pedagógico; Conhecimento Científico e Habilidade Didática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués