SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número01-02O discurso sobre a avaliação escolar do ponto de vista do alunoRelações que a TV e a escola propiciam aos educandos: entrevista concedida pelo Prof. Dr. Francisco Gutiérrez, em outubro de 1995 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

CAMPOS, Edson Nascimento  e  CURI, Maria Zilda Ferreira. Fontes primárias: saberes em movimento. Rev. Fac. Educ. [online]. 1997, vol.23, n.01-02, pp.00-00. ISSN 0102-2555.

Este artigo trata as fontes primárias à luz de uma epistemologia que submete a investigação e a pesquisa à ação desconstrutora dos sujeitos: as fontes, por isso, saem da posição de “ponto primacial” para a de “ponto relacional”. E, aí, a linguagem se transforma em relação de intertextualidade, pois a contradição marca o sentido da interdependência e, nisso, a significação põe a força da instabilidade na relação do sujeito com o objeto. Este, aliás, aberto à abordagem múltipla do real, integra a relação de interdisciplinaridade, e, assim, vêm surgindo, por exemplo, explicações iluminadoras com as articulações de Educação, Pedagogia, Linguagem, História.

Palavras-chave : Fontes; Fontes Primárias; “Ponto Primacial”; “Ponto Relacional”; Ação Desconstrutora; Intertextualidade; Contradição; Significação; Instabilidade; Interdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português