SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número01Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

CASTRO, Magali de. Um estudo das relações de poder na escola pública de ensino fundamental à luz de Weber e Bourdieu: do poder formal, impessoal e simbólico ao poder explícito. Rev. Fac. Educ. [online]. 1998, vol.24, n.01, pp.00-00. ISSN 0102-2555.

A escola pública de ensino fundamental de periferia é uma instância onde a circulação de capital econômico e social é restrita e onde a exigência de capital cultural é menor do que em outros níveis e ambientes. Nela travam-se lutas pelo poder e se fazem relações de poder de forma clara e, às vezes, impositiva. Partindo da abordagem teórica de Weber e Bourdieu, este estudo analisa as relações de poder em duas escolas públicas de periferia de Belo Horizonte, em dois momentos: na interação rotineira do dia-a-dia, quando é exercido o poder simbólico e, em determinados momentos, quando a luta por posições de poder ou pela imposição de idéias desvenda o poder, tornando-o manifesto e revelado.

Palavras-chave : Poder; Escola Pública; Ensino Fundamental; Administração Escolar; Organização da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português