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Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

FONSECA, Marília. O Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo: evidências do caso brasileiro. Rev. Fac. Educ. [online]. 1998, vol.24, n.01, pp.00-00. ISSN 0102-2555.

Observando-se a trajetória da cooperação do Banco Mundial com o setor educacional brasileiro ao longo de vinte anos, é perceptível que o Banco vem ampliando suas funções técnicas e financeiras, assumindo um papel cada vez mais político, mediante a formulação de políticas globais e setoriais, as quais tendem a influenciar a agenda dos países credenciados para seu financiamento. O que ressalta, na análise dos documentos políticos, é que os mesmos são respaldados por uma base ideológica e conceitual que imprime uma diretriz redutora e seletiva às políticas sociais dos países credenciados. Constitui objetivo deste estudo, ensejar uma visão sobre a realidade que envolve os projetos internacionais, permitindo que as decisões nesse campo levem mais em conta os resultados concretos da experiência do que a retórica que envolve os acordos.

Palavras-chave : Cooperação do Banco Mundial; Financiamento Internacional; Banco Mundial e Política Educacional; Banco Mundial e Políticas Sociais; Cooperação Técnica Internacional.

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