SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número02Professor/produtor rural e seus múltiplos trabalhosAlternativa para a supervisão educacional a nível de unidade escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

CAMPOS, Rogério Cunha de. Especialistas em educação: ideologia e cotidiano. Educ. Rev. [online]. 1985, n.02, pp.19-27. ISSN 0102-4698.

A figura do especialista em educação vem sendo discutida em congressos, artigos e dissertações. As críticas são de todo gênero. As propostas para "salvar" a figura do especialista nascem em todos os encontros. Todas norteadas pelo ideal de reencontrar a "função educativa" do superior, orientador, diretor e até inspetor. Acompanhamos essas propostas, não como especialistas, mas como professor por eles supervisionado numa escola pública, no "terceiro turno", na 5ª e 6ª séries do ensino do 1º grau. Registramos durando um ano o papel real - não o ideal - dos supervisores e orientadores, suas atividades no cotidiano e na rotina da prática de uma escola pública situada num bairro de composição basicamente operária, na região industrial de Belo Horizonte e Contagem, como parte de um diário de campo com anotações sobre o cotidiano escolar. A observação do cotidiano é mais surpreendente e contraditória do que tantos textos e conferências de congressos pretendem revelar e até idealizar. Com base na análise de documentos oficiais, de textos elaborados pelos orientadores educacionais e supervisora pedagógica que atuam na escola e, sobretudo, de registros pessoais sobre a prática dos especialistas, procuramos desvelar que concepções ideológicas são geradas pelas atividades desses profissionais e em que se articulam e conflitam com a concepção presente nas definições oficiais que orientam seu trabalho.

        · texto em Português     · Português ( pdf )