SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número03Psicologia da educação em Minas Gerais: história do vivido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

ARROYO, Miguel. Na carona da burguesia (Retalhos da história da democratização do ensino). Educ. Rev. [online]. 1986, n.03, pp.17-23. ISSN 0102-4698.

A luta pela democratização de escola voltou, e com destaque. Sua história precisa ser reconstruída. Que motivos levaram políticos, educadores e o próprio povo a defender a democratização do ensino nas diversas fases dessa história? que proposta foram defendidas? que conteúdo democratizante elas continham? quem resistia à sua implementação, ou quem tinha motivos e ainda tem, para temer a instrução do povo? quais projetos educativos foram vencidos, e por quê? Buscar respostas para essas questões na história de nossa formação social é uma tarefa urgente, para que se possa chegar a um maior realismo, político-pedagógico nas lutas atuais pela democratização da escola, em que empenhados tantos profissionais e tantas associações populares. Que estratégia seguir? que carona pegar, para chegar lá e garantir escola para o povo? O artigo reconstrói um momento importante dessa história e sugere algumas lições a serem aprendidas.

        · texto em Português     · Português ( pdf )