SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número03Psicologia da educação em Minas Gerais: história do vividoAlfabetização: a construção do objeto conceitual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

LUSCHER, Ana Zuleima de Castro  e  MAFRA, Leila de Alvarenga. O ensino de 2º grau em Minas Gerais: diferenciação, contenção e privatização. Educ. Rev. [online]. 1986, n.03, pp.27-38. ISSN 0102-4698.

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir os principais resultados obtidos na primeira etapa da pesquisa "O Ensino de 2º grau em Minas Gerais: Caracterização e Perspectivas". Essa pesquisa faz parte de um projeto comum a nove Estados da Federação, que, sob a coordenação do INEP/MEC, vêm realizando um esforço no sentido de aprofundar os conhecimentos acerca do ensino de segundo grau no País e de contribuir para a busca de novos encaminhamentos aos problemas detectados. O interesse central do estudo proposto é o desvelamento da diferenciação do ensino de segundo grau. Pretendemos especialmente conhecer as características e especificidades próprias e esse grau, bem como apreender o processo de produção e reprodução da diferenciação no interior das escolas, em suas relações com os processos sociais exteriores a ela.

        · texto em Português     · Português ( pdf )