SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número04Depoimento da família de Ângela, aluna de uma classe especial, numa escola estadual da periferia de Belo Horizonte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

CAMPOS, Edson Nascimento. Encadeamento verbal na prática de dissertação. Educ. Rev. [online]. 1986, n.04, pp.33-49. ISSN 0102-4698.

O objetivo deste artigo reside na tentativa de descrever um procedimento de articulação de palavras denominado encadeamento verbal. Tal procedimento, do ponto de vista de sua sistematização, tem origem nas tentativas de responder aos desafios cotidianos da sala-de-aula, localizados na difícil tarefa de ensinar a escrever, resultando em textos que evidenciam a expressão explícita da relação entre palavras. Trata-se de uma experiência sistemática de Ensino de Língua Portuguesa, cuja prática vem ocorrendo, principalmente, em turmas de 2º grau do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais. Para tanto, isto é, para a descrição do procedimento de articulação de palavras, é necessário que se aventure por uma tentativa de definir texto.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )