SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número07Educação em Cuba: revolução na revolução?Método de ensino: da proposição formal à mediação com a prática social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

COSTA, Maria Júlia Ematné Dias da. A questão política da Inspeção Escolar. Educ. Rev. [online]. 1988, n.07, pp.10-21. ISSN 0102-4698.

O texto discute a questão da Inspeção Escolar, tomando por base a realidade da escola púbica estadual em Minas Gerais. Analisa as "amarras" de natureza política e ideológica, engendradas no seio do Estado Autoritário que, entre tantas repercussões desastrosas na escola, provocaram o esvaziamento do conteúdo e a burocratização da prática dos Inspetores. À medida que a tecnocracia se empenhava em organizar, operar e controlar a escola nos moldes de empresa, instaurou-se o processo danoso da divisão técnica do trabalho no interior da escola. Transformado em funcionários burocratas, em agentes de controle a serviço da manutenção do regime, os Inspetores viram-se destituídos do significado político e pedagógico com relação ao trabalho que deveriam desempenhar junto das escolas. Como foco é recolocado o contraponto entre a concepção funcionalista e a concepção dialética do papel da escola, iluminando a trajetória que a escola precisa realizar, no sentido da construção de um novo projeto pedagógico, comprometido com as classes populares e a transformação social. Nessa direção é que se procura enxergar um novo caminho - o caminho possível - para a Inspeção Escolar, levando em conta a sua especificidade decorrente dos objetivos que a escola busca alcançar e da natureza do processo de produção pedagógico envolvido nessa busca.

        · texto em Português     · Português ( pdf )