Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698
Resumo
LIMA, Maria de Lourdes Rocha de. Método de ensino: da proposição formal à mediação com a prática social. Educ. Rev. [online]. 1988, n.07, pp.22-26. ISSN 0102-4698.
O momento pedagógico que ora vivemos incorpora a crítica e exige de todos nós, educadores, uma sistematização mais organizada de nossos estudos e de nossos inquéritos educacionais, de modo a facilitar a compreensão dos fenômenos que nos cercam e exigindo, também o desenvolvimento de projetos educacionais gerados no confronto com os movimentos sociais de nosso tempo. A convivência com esse momento pedagógico leva-nos a elaborar este texto sobre métodos de ensino, visando instrumentalizar nossa ação educativa, e contribuir para o levantamento de novas hipóteses de trabalho. Com esse propósito, retomou-se o eixo lógico proposto pelas autoras argentinas Edelstein & Rodrigues (1979) no artigo intitulado: "Método: fator definidor e unificador de instrumentação didática", publicado em Córdoba, Argentina, além da contribuição de diferentes autores, bem como a análise da nossa própria prática. Visando à maior clareza do assunto, o trabalho foi organizado em três partes que são intercomplementares, quais sejam: I - Quadro geral do trabalho; II - Colocações que têm confundido o tratamento da questão: III - O caráter totalizador do método de ensino.
