SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número08O corpo humano no livro didático ou de como o corpo didático deixou de ser humanoEducação, trabalho e sociedade: um olhar na história índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

MAFRA, Leila de Alvarenga. Divisão social e técnica do trabalho, escolarização e a escolha profissional. Educ. Rev. [online]. 1988, n.08, pp.19-25. ISSN 0102-4698.

O presente trabalho está dividido em duas partes principais. A primeira tem por objetivo explicar as diferenças mais fundamentais encontradas nas pesquisas e estudos realizados sobre as aspirações e expectativas educacionais e profissionais. Dois enfoques são identificados: o enfoque sócio psicológico e o enfoque estrutural-reprodutivista. Na segunda parte são apontadas as limitações as referentes ao método de conhecimento, às técnicas de análise e à contraditoriedade das evidências reunidas por tais estudos. Por outro lado, o artigo busca explicitar um processo de tensão, avanço e superação da relação entre escolarização, processo de trabalho e escolha profissional.

        · texto em Português     · Português ( pdf )