SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número10Organização do processo de trabalho docente: uma análise crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SILVA, Maria Aparecida da  e  SILVA, Isabel de Oliveira e. Da filantropia à habituação ao trabalho: a proposta pedagógica da Escola Caio Martins. Educ. Rev. [online]. 1989, n.10, pp.16-25. ISSN 0102-4698.

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada sobre a Granja-Escola Caio Martins, situada na zona rural do município de Esmeraldas - MG. Essa Instituição foi criada no interior da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, em 1948, como uma das respostas do poder público à questão do menor abandonado. Focaliza, primeiramente, o quadro que possibilitou a emergência de uma instituição pedagogia no interior da PMMG. A seguir, apresenta uma análise das interrelações entre a organização e funcionamento da escola e os pontos centrais de sua proposta pedagógica. A luz de alguns estudos já realizados sobre temas afins, procurou-se resgatar não só o significado e a importância atribuídos pela Instituição à organização familiar, como o caráter de escola de tempo integral, a proposta de relacionar Educação e trabalho, e ainda, a vida no campo, exacerbadamente valorizada em momento caracterizado por incremento do processo de industrialização no Estado de Minas Gerais.

Palavras-chave : Menor Abandonado; Educação e Trabalho; Trabalho Rural; Disciplina; Controle do Tempo.

        · texto em Português     · Português ( pdf )